Na narrativa de hoje o evangelista Marcos apresenta uma palavra que nos ajuda a compreender os ensinamentos do Senhor, o verbo no imperativo “escutar”.  Jesus senta no barco para ensinar em parábolas, pequenas histórias com grandes significados. No evangelho, Jesus escolhe a parábola do semeador para nos alertar que é tempo de escutar suas palavras. O grande semeador é o mestre e rei do universo, o próprio Cristo. O terreno é o nosso coração, a semente é a palavra que por sua vez é lançada, Ele é quem cuida do terreno. Somos apenas instrumento da sua vontade, do seu amor.

O papa Francisco em suas reflexões sobre o semeador afirma: “Nós somos o terreno onde o Senhor lança incansavelmente a semente da sua Palavra e do seu amor”. Francisco faz menção ao amor que Deus para com a humanidade, todos somos chamados a ouvir a palavra do Senhor e interpretá-la de maneira profética. Além de chamar a atenção para a palavra “semente” que Jesus lança em nossos corações, ele pede que tenhamos cuidado com a semente para que ela não gere frutos estragados que acabam trazendo sofrimento ao nosso viver.

Amados irmãos e irmãs, durante as novenas do mês de janeiro o evangelista Marcos nos ensina que devemos nos preocupar com o nosso agir e pensar, na primeira semana fomos impulsionados a refletir sobre a palavra “coragem”. Na segunda semana Jesus mostra que somos vitoriosos porque vencemos o mal e servimos ao senhor com alegria. Na terceira semana, Cristo nos apresenta a palavra “sabedoria” como palavra chave para nunca desistirmos, além de ser fonte para combater o mal. Nesta última semana somos chamados a viver sua palavra com integridade. O semeador lançou a semente! Agora nos cabe perguntarmos se estamos prontos para recebê-la em nossos corações. Essa é a pergunta que fica evidente neste evangelho.

É tempo de preparar o terreno para que a semente que é a palavra do Senhor, seja fecunda e gere frutos de amor e felicidade. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.  Sejamos propagadores da boa nova de Cristo, gerando amor e paz para o nosso próximo. Que nossa senhora do Perpétuo Socorro nos ajude a escutar as palavras de Cristo seu filho, com autenticidade e esperança.

 

Missionário Redentorista, Fr. Willian Adriano 

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados