No evangelho vimos o fim da história do nascimento do grande profeta, João Batista. Isabel foi velha e estéril, em Israel esterilidade era considerada um castigo de Deus. Mas milagrosamente Isabel completou seu tempo e deu à luz a João. Todos ficaram admirados como Deus abençoou essa mulher estéril. E como costume, oito dias depois do nascimento houve a grande cerimônia religiosa da circuncisão onde o bebê seria incluído por esse ato na raça escolhida por Deus e será herdeiro de todas as promessas feitas à Abraão e Moisés. É nesse momento que a criança também deve receber seu nome. Todos concluíram que ele seria nomeado Bar Zacarias – filho de Zacarias - porque foi o costume que o primogênito tomasse o nome de seu Pai. Mas Isabel, para a surpresa de todos, disse não, seu nome será João, o nome anunciado pelo anjo para Zacarias. Correram para o mudo Zacarias pedindo qual deve ser o nome da criança e ele afirmou escrevendo que seu nome será João. E nesse momento por causa de sua fé na mensagem do anjo ele recebeu de novo sua voz e ele começou a bendizer a Deus. Todos ficaram cheios de admiração com todos esses sinais da mão de Deus.
E João cumprindo as profecias pregou uma mensagem de conversão para poder acolher o Rei que logo virá para salvar a humanidade, Jesus Cristo. “Convertei-vos e preparai o caminho do Senhor” foi o grande conteúdo de sua pregação.
Que João interceda por todos nós. Que nesses últimos dias antes do natal possamos acolher sua mensagem de conversão e enfeitar nosso templo através da oração e a conversão de nosso coração. Vinde Jesus nesse Natal aos nossos templos para nos consolar e salvar.
Missionário Redentorista, Pe. Lourenço Kearns