A devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração,  nos ensina Santo Afonso Maria de Ligório: “Inflama nosso coração com santo amor fortificado pela fé. Quem é em tudo amável será necessariamente amado. Deus, porém, não quer o nosso coração repartido, mas inteiro e sem restrições, ele quer que o amemos de todo o coração”. Esta devoção desperta em nós a caridade, que é a rainha de todas as virtudes e constitui a essência da perfeição.

Primeiramente, nos oferece um modelo de humildade e mansidão. Como poderíamos praticar a devoção ao Sagrado Coração sem nos recordarmos da exortação do Redentor: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

O primeiro e mais brilhante exemplo de humildade deu-nos o Filho de Deus, fazendo-se homem e revestindo-se da nossa miséria. Deu – nos outro exemplo de humildade querendo nascer em um estábulo de maneira mais humilhante. Realmente, que vergonha para um homem, por mais pobre que fosse, ver a luz do mundo em uma estrebaria! Quem nasce num estábulo? Os pobres nascem em suas cabanas; não, porém, em manjedoura. Só os animais nascem em estábulo!

Os que têm um bom coração desejam tornar felizes todas as pessoas, particularmente os mais necessitados e atribulados. Onde, porém, poderemos achar um coração melhor do que o de Jesus? Achamos no coração de Jesus todos os bens e graças que podemos desejar, a graça da redenção, o perdão de nossos de pecados, a força de resistir às tentações, a paciência nas contrariedades, a caridade, uma fé madura, desapego, humildade, equilíbrio emocional, perseverança na oração e vontade para recomeçar a vida.

Voltemo-nos, pois muitas vezes para o Coração de Jesus e digamos com amor e fé: Ó Coração divino, sede minha consolação nos sofrimentos, meu descanso no trabalho, meu alívio nas tribulações, meu porto seguro nas tempestades.

 

 

Mãe do Perpétuo Socorro. Rogai por nós!

 

Missionário Redentorista, Pe. Sergio Lima

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados