Estimados irmãos: no Evangelho de hoje ouvimos que  cobradores de impostos e pecadores, sentaram-se à mesa com Jesus. Isso aconteceu na casa de Mateus, e duas lições importantes podemos tirar da Palavra de Deus.

A primeira lição é que nos enganamos ao julgar que os grandes pecadores, aqueles que cometem graves transgressões, não têm mais nenhuma chance de salvação. Jesus vem nos ensinar exatamente o contrário: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. E o Senhor Jesus compara os pecadores a pessoas doentes, que precisam de médico para serem curadas. Ele é o médico enviado pelo Pai, aquele que nos devolve a saúde quando estamos doentes pelo pecado. Se nos encontramos cheios de interesses pecaminosos, ele vem e nos chama: “Segue-me!”. Seguir Jesus significa negar todas as ilusões do mundo e assumir o compromisso com uma vida digna de filhos e filhas de Deus. Como recusar o convite desse Deus de Amor, que nos chama pelo nome, como chamou Mateus?

A segunda lição é que devemos ser uma Igreja acolhedora e missionária. Afinal, nosso Senhor nos diz: “Quero misericórdia, e não sacrifícios”. Quantas vezes até mesmo na própria Igreja, nos deparamos com mais burocracia do que acolhimento? Certas atitudes de nossa parte fazem com que a comunidade se pareça mais com os fariseus do tempo de Jesus, do que com o Cristo que acolhia os pecadores. Se não acolhemos as pessoas, como podemos reclamar que muitos católicos estão indo embora da Igreja? Que os jovens, após crismados, desapareçam? Sim, é importante agir corretamente, mas um rigor moral não pode tomar o lugar das principais verdades do Evangelho, que são o amor, a justiça, a misericórdia!

Olhemos para Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro. Deixemos que ela, com seu olhar de mãe, nos ensine a buscar o Cristo vivo, o Cristo da Boa Nova, o Cristo do Acolhimento e da Misericórdia.

Mãe do Perpétuo Socorro, Rogai por nós!

                                                                                              Diácono Edilson da Costa

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados