“Somos terrenos, Jesus o nosso agricultor!”

Queridos devotos e queridas devotas da Mãe do Perpétuo Socorro, a liturgia de hoje nos compara ao terreno em que Jesus é o agricultor, se somos terra boa, a semente nascerá e produzirá muitos frutos.

No Evangelho de Mateus que acabamos de ouvir, Jesus ao sair de casa ensinava a multidão por meio de parábolas. Percebamos que o evangelista faz questão de citar a inteligência de Jesus que sai do meio da multidão e sobe na barca para falar, aproveitando dos meios da natureza, o vento por exemplo, para se expandir sua voz e toda a multidão ouvir e acolher o que ele dizia.

A palavra de Jesus que ele prega para a multidão, Ele mesmo a compara com a semente que é semeada na terra pelo agricultor. Neste caso indiretamente o próprio Cristo se intitula o agricultor e coloca a multidão na posição do terreno onde a semente que é a Palavra será semeada. A semente ao cair na terra como nos anuncia a parábola de Jesus, pode experimentar vários tipos de terrenos: pedregosos, espinhosos, áridos, secos, e o terreno bom, o que com certeza produzirá muito fruto.

Refletindo a multidão aos tipos de terrenos que Jesus nos apresenta, as pedras que podem existir em nosso terreno e impedir o desenvolvimento da Palavra de Jesus em nossa vida, são o orgulho, o egoísmo que resseca o nosso coração. Por mais que ouçamos a palavra do Senhor o nosso orgulho e egoísmo não deixa a Palavra agir em nossa vida. Os espinhos são as ofertas que o mundo nos faz e que nos confundem com a mensagem do Senhor fazendo com Palavra seja sufocada em nossa vida, e assim não produz fruto em nosso ser. O terreno árido e seco, é a inclinação para o pecado que o ser humano possui, por mais que ouve a Palavra do Senhor, ela até nasce, mais não tem forças para produzir fruto pois o ser humano muitas vezes prefere continuar no adubo do pecado e não deixa com que a palavra se enraíze em sua vida.

Por sua vez o terreno bom é aquele que recebe a Palavra ou a semente e deixa que este enraíze em seu ser, e tome conta do terreno absorvendo todo o adubo necessário para a produção de muitos e bons frutos. Os frutos, são o testemunho que o ser humano apresenta durante sua vida em boas atitudes e boas palavras, seguindo o exemplo da própria Palavra do Cristo. Portanto, Queridos irmãos e irmãs, peçamos a intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro, para sermos, o bom terreno para a Palavra de Seus filho Jesus.

 

Mãe do Perpétuo Socorro. Rogai por nós!

 

Missionário Redentorista, Pe. Cleverton Antonio Marques, CSsR

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados