PENSAMENTO DA NOVENA – 03/11/2021

Queridos devotos e queridas devotas da Mãe do Perpétuo Socorro, a liturgia de hoje a nós proposta, nos impele ao serviço e ao amor ao próximo e além disso, ao chamado em plenitude do próprio Cristo. Lucas em seu Evangelho, nos apresenta Jesus que se volta a multidão que o acompanha, e os exorta: para o seu seguimento é necessário desapego! Esse desapego necessita ser pleno, por completo, pois quando Jesus nos chama, Ele nos quer por completo. Nada pode nos impedir em nossa resposta que oferecemos quando acolhemos o chamado de Deus em nosso coração. Nem o pai, nem a mãe, irmãos, mulheres, maridos, até mesmo os filhos. O Nosso coração antes de mais nada é do nosso Deus. É por isso que Jesus conclui, “quem não carrega sua cruz, e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

O carregar a cruz que Jesus nos aponta é fazer o mesmo que ele fez, e nos deixou de exemplo, em outras palavras, é traduzir no sofrimento de Cristo os sofrimentos de nossa realidade. O caminhar atrás de Jesus, mais do que ideia de espaço, frente e atrás, é saber o nosso lugar, pois o lugar do Mestre é a frente do discípulo. Assim o discípulo faz seus os passos do Mestre, sem o medo e o perigo iminente de erro.

O exemplo de cuidado no momento da construção da torre e do montar do exército para a guerra que Jesus nos dá, é uma orientação para a tomada de decisão. Quem vai construir, primeiro avalia suas condições de trabalhos, materiais, ferramentas, dinheiro, para dar início a construção, para que nada o impeça de concluir sua obra. O rei ao montar seu exército avalia as condições físicas, de saúde, a quantidade dos seus soldados para sair para a guerra na certeza da vitória. Com isso o evangelista nos leva a entender pelas palavras do Cristo que Ele não deseja de nós o nosso entusiasmo, o nosso impulso inicial.A proposta de Deus vai muito além, é muito mais profunda, Ele nos chama sem reservas; para tanto nos dá tempo para pensarmos, prepararmos em nosso interior a nossa resposta. E quando finalmente nos entregamos, o fazemos livres, sem nada para nos atrapalhar em nosso caminhar após os passos do Mestre.

Peçamos queridos irmãos e queridas irmãs, a intercessão de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro e também de São Martinho de Lima que hoje celebramos sua memória, para que percebamos a vontade de Deus em nossas vidas. E nos preparemos espiritualmente para respondê-lo ao seu chamado, e atentos e prontos, respondamos a Deus sem reservas.

Mãe do Perpétuo Socorro: Rogai por nós!

missionário Redentorista, Diácono Cleverton Marques

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados