PENSAMENTO DA NOVENA – 02/03/2022

Queridos devotos, a Quarta-Feira de Cinzas abre um tempo especial na liturgia, a Quaresma período do qual somos chamados a nos preparar para a Páscoa, mediante uma profunda revisão de vida e conversão. As cinzas nos indicam que o nosso corpo mortal veio do pó e para o pó voltará. Portanto, é um pedido para tomarmos consciência da nossa transitoriedade, da nossa pequenez e de quão efêmera é a nossa vida nesse mundo. Com essa consciência não teremos atitudes tão mesquinhas, tão arrogantes, como se fossemos eternos neste mundo. As cinzas têm a função de abrir nosso coração para a prática da misericórdia, fazendo obras de caridade, e de nos tornar mais humildes.  Sendo mais humildes, nos relacionaremos melhor com nossos irmãos e com Deus.

Para o nosso processo de conversão, a liturgia de hoje nos dá três elementos muito importantes que devem ser vivenciados nestes quarenta dias. Eles podem ser resumidos em três, e destes três se desdobram uma gama de situações que devem ser avaliadas e modificadas em nossa vida. São estes elementos essenciais para a conversão que nos trazem o evangelho de hoje: a esmola, a oração, e o jejum. Estes elementos têm a finalidade de nos colocar em sintonia com os nossos próximos, com Deus e com nós mesmos. Sem a sintonia nestas três dimensões não é possível uma verdadeira conversão. Porém elas não podem ser praticadas de qualquer jeito. Deve ser algo que venha do fundo do coração e praticado sem alarmes, em silencio, como recomenda o evangelho de hoje.

Devotos, que o tema da Campanha da Fraternidade nos ajude nesse processo de conversão e, assim chegaremos a Páscoa do Senhor com o coração purificados pelo nosso esforço e pela misericórdia de Deus.

 

Mãe do Perpétuo Socorro. Rogai por nós!

 

Missionário Redentorista, Pe. Oliton Ferreira Gomes.

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados