América Latina e Caribe – Redentoristas abrem encontro da Devoção ao Perpétuo Socorro 

0
1086

IMG_3170Padres e religiosos de diversas localidades do Brasil, América Latina e Caribe, abriram nesta manhã o Primeiro Encontro Latino Americano e Caribenho da Mãe do Perpétuo Socorro, que acontece em Curitiba, Paraná, de 18 a 21 de agosto.

O encontro, coordenado nesta edição pelos Missionários Redentoristas do Santuário Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, que fica no Alto da Glória, em Curitiba, é parte da programação do grande jubileu da devoção ao Perpétuo Socorro, que está sendo comemorado no triênio 2015 – 2017.

Com o objetivo de preparar atividades em todos os países da América Latina e Caribe para bem celebrar o jubileu (150 anos), fortalecer a devoção e expandi-la nesta região, o encontro iniciou-se com orações, a acolhida e contextualização histórica, por Padre Joaquim Parron, formador redentorista da Província Campo Grande e Padre Rogério Gomes, provincial de São Paulo.

“Queremos fazer memória, colher, partilhar, aprofundar a espiritualidade, animando nossas províncias, vice-províncias, subconferências, paróquias e unidades para a difusão e vivência intensa desta devoção. Queremos que aqui aconteça um reenvio”, afirmou Padre Gomes.

Ícone: uma fotografia da alma

Um documentário sobre a devoção apresentado aos mais de 40 participantes, ressaltou que o mundo moderno e tecnológico atual não perde a busca e o amor pela simples e acolhedora devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“O Ícone é uma fotografia da alma do retratado, não de sua aparência física, mas espiritual. É aquilo que a figura representada significa. O Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro é em si uma pregação sobre a misericórdia de Deus”, afirmou no documentário o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, missionário redentorista.

Padre Rogério Gomes, afirmou que o olhar de Maria neste Ícone segue os orantes diante dele, como o olhar de uma mãe segue o filho que está a brincar próximo a ela.

Agenda das comemorações do Jubileu

Padre Juvêntius Andrade, conselheiro geral da Congregação do Santíssimo Redentor, apresentou a agenda comemorativa do jubileu e todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para auxiliar e intensificar a divulgação da devoção, a propósito desta data tão especial.

Entre os pontos altos da comemoração, está o dia 27 de junho de 2016, data que será proclamada oficialmente pelo Vaticano a comemoração e na qual será concedida indulgência plenária.

Dois congressos internacionais da devoção ainda acontecem em Manila, Filipinas, em 2016, e em Madri, Espanha, em 2017, tendo o primeiro ocorrido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em maio de 2014.

Entre os participantes estão o superior geral da Congregação, padre Michel Brehl, padre Henrique Lopez, vigário geral da Congregação e padre Manuel Rodriguez, coordenador da Conferência da América Latina e Caribe.

 

Os missionários redentoristas continuam seus trabalhos durante esta semana, e devem participar da Novena das 18 horas, nesta quarta-feira, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba.

Ana Paula R. Ferreira

Comunicação 

Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro

Curitiba – PR

Pe Michel Brehl e Padre Manuel Rodriguez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui