Advento: preparando o Natal

0
1464

advento

No último domingo de novembro (30/11) iniciamos o tempo do Advento. É o tempo de preparação direta para o santo Natal. Mas, como levar esta preparação para dentro de nossas casas?

Nesses tempos atuais está cada vez mais difícil viver o Advento, pois esta época do ano nos oferece muitos desvios de atenção. As famílias, principalmente aquelas que têm filhos em idade escolar, são as que mais correm com o encerramento do ano letivo, estudos de recuperação, vestibulares, formaturas, compras de presentes, lembrancinhas de Natal, etc.

O Advento  deveria ser nossa reflexão e preparação profunda para o Natal. Mas, quanto mais próximos do Natal, mais a nossa correria aumenta. E onde entra o Advento e o Natal no meio dessa correria toda? Vale lembrar que o principal do Natal é a pessoa de Jesus. Parar, celebrar, rezar e vigiar com ele vale mais do que qualquer correria. Tire mais tempo com sua família, faça a novena do Natal na família e com os amigos. Troque a correria pela oração e deixe a espiritualidade natalina tomar conta de você. Tenho certeza que assim você entrará muito diferente no ano novo.

 

I Domingo (30 de novembro de 2014)

A vigilância consiste em esperar a vinda do Senhor. Nesta primeira semana, as leituras bíblicas da liturgia são um convite para se preparar: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. É importante que a família tenha o propósito de preparar seu caminho para o Natal e um modo especial para isso é revisando as relações familiares, buscando o perdão de quem foi ofendido e dando perdão a quem ofendeu. Isso deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, seja no colégio, no trabalho, com os vizinhos, etc. Esta semana, ficará acesa a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa. O objetivo é lembrar a necessidade da vigilância e a busca pela conversão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui