Advento: o amor de Deus por nós! – 03/12/2014

0
1229

Advento: o amor de Deus por nós!

De acordo com o ano litúrgico da Igreja Católica, estamos vivendo a primeira semana do Advento. Tempo de nos preparamos espiritualmente para celebrar o Natal, a grande festa do nascimento de Jesus. Para que se compreenda o sentido do Natal, é preciso contemplar aquilo que o move, ou seja, o grande amor de Deus pela humanidade.

A Bíblia diz que Deus criou o ser humano conforme sua imagem e semelhança. Deus realizou uma grande aliança de amor com toda a Sua criação. A Bíblia diz também que o ser humano quebrou essa aliança de amor e passou a sentir medo de Deus. Com o medo veio o desespero e a dificuldade em entender esse amor. Foi então que Deus decidiu vir pessoalmente ao mundo e ensinar realmente o que é amar. Nesse processo, o Pai quis contar com o “sim” de Maria. Ela contribuiu com a obra da redenção e possibilitou a Deus mostrar que o amor verdadeiro vai até as últimas consequências, chegando ao ponto de se morrer em  nome dele. Jesus poderia ter-se utilizado de seu poder para não morrer na cruz, mas não quis causar mal a ninguém e preferiu morrer, ao invés de matar. Esta decisão mostrou a grandeza do amor de Deus, conferindo à história da salvação uma nova luz.

Assim sendo, a primeira coisa que celebramos na festa do Natal é este grandioso amor de Deus para com toda a humanidade. Santo Afonso afirmou que Deus tem um amor “enlouquecido” pelo ser humano. No Natal, celebramos um Deus que foi capaz de levar o ato de amar até as últimas consequências. Na verdade, Ele nos salvou da realidade de não amar. Todos os anos, no Natal, nós somos convidados a renovar nosso amor por Deus e a experimentar o amor de Deus por nós. Isso acontece pela prática do amor de uns para com os outros. Preparando o nosso Natal de 2014, queremos viver melhor o amor, e experimentar melhor o que é o amor de Deus por nós, salvando-nos da situação de não amar.

Que Maria, nossa querida Mãe, nos ajude a celebrar o amor fiel de Deus por nós. Vinde, Senhor Jesus! – Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Pe. Lourenço Kearns, C.Ss.R

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui