A realidade da Morte

0
1071

No próximo domingo, 02 de novembro, celebraremos o Dia de Finados. Nessa data, a Igreja anuncia sua fé na ressurreição e na misericórdia infinita de Deus. Sabemos que a fé não apaga o tempo nem a saudade. A fé também não apaga a dor nem afasta a morte. Contudo, a fé confere suporte aos que ficam, ajuda-os a sobreviverem. A fé é um presente de Deus, que nos faz perceber o amor dos amigos e da comunidade, no momento em que nos deparamos com a partida definitiva daqueles a quem amamos.

É movida pela fé que no Dia de Finados uma grande multidão comparece aos cemitérios e dedica aos mortos homenagens, tais como: flores, coroas, velas, orações, lágrimas e muitas saudades! Os cemitérios transformam-se em verdadeiros jardins. Todos relembram com amor dos que já partiram, pois o amor jamais morre.

Nessa data, as sepulturas são enfeitadas com flores e símbolos da ressurreição. Esses elementos lembram-nos que os mortos são plantados como sementes e florescem ressuscitados no jardim da eternidade. É um dia de profundo respeito, de amor e de fé.Essa celebração dá acerteza de que a pessoa falecida não está morta; somente passou para o outro lado da vida. ODia de Finados transmite-nos uma mistura de alegria e dor, de presença e ausência, de festa e saudade.

O bispo Cipriano, ao dizer que a cada dia damos um passo a mais em direção à morte, afirma: “Assim como temos nosso nome escrito no livro do batismo, um dia seremos registrados no livro dos mortos”. A pessoa de fé entende que a experiência da vida coincide com a experiência da morte. Preparar-se para a morte é compreender que a existência terrena é provisória e significa viver de modo verdadeiramente autêntico. Mesmo que não seja fácil seguir em frente, a vida de quem partiu deve continuar em nós. E só continuará se ficarmos vivos.

Que Maria Santíssima nos ajude a encontrar na morte as razões para continuarmos vivos. – Mãe do Perpétuo Socorro; rogai por nós!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui