A Pastoral da Pessoa Idosa e o trabalho na pandemia

0
22
Foto: Renata Aquino

No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso e aqui no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, temos um imenso carinho pelo público da terceira idade que participa conosco.

Podemos encontrá-los como voluntários atuando em diversas pastorais, sempre prestativos e repassando seus conhecimentos aos mais novos. Mas também temos grupos e pastorais que focam seu trabalho neste público. É o caso da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que completou 2 anos em meados de setembro.

Voluntários que estiveram presentes na missa pelos 2 anos de atuação da PPI no Santuário.
A missa em Ação de Graças foi presidida pelo padre Celso Cruz, no dia 12 de setembro.

Atualmente a PPI conta com 17 líderes e acompanha 19 idosos, fazendo a escuta solidária e a coleta de dados sobre vacinas e a saúde em geral de todos os cadastrados. As informações são lançadas na Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa – FADOPI, conforme previsto no estatuto da pastoral.

:: Estimulação cognitiva durante a pandemia

De acordo com Maria Aparecida Lima da Silva, coordenadora da PPI, a pandemia mudou a dinâmica das visitas, mas o trabalho não parou. “Estamos fazendo as visitas online, através de vídeochamadas, mensagens e telefonemas. Os encontros, que eram mensais, estão com intervalo de tempo menor, a cada quinze dias e até semanalmente.”

Cida – como é conhecida no Santuário – acredita que as visitas presenciais só serão possíveis em 2021, depois que a população for vacinada em massa. Enquanto isso, os líderes também aproveitam o tempo para a formação da equipe em encontros online.

Encontro online com os líderes

I Congresso Internacional de pastoral dos Idosos

Em janeiro deste ano, o Vaticano sediou o I Congresso Internacional de Pastoral dos Idosos. “A riqueza dos anos” foi organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e acolhido com muito carinho pelo Papa Francisco.

Em seu discurso, o pontífice disse que a velhice se tornou uma das características da humanidade e ressaltou: “os idosos são ainda o presente e o futuro de uma Igreja que, juntamente com os jovens, profetiza e sonha.”

Na ocasião, o Santo Padre também agradeceu aos agentes de pastorais que dedicam tempo aos idosos: “Estou bem consciente de que o vosso empenho e reflexão nascem de uma amizade concreta com muitas pessoas idosas.” E assim, encerrou seu discurso, dando uma injeção de ânimo e concedendo sua bênção aos que estavam presentes.

Marinês e Cida ouviram de perto as palavras do Papa Francisco e voltaram animadas para colocarem tantos ensinamentos em prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui