9º Muticom – Conversão digital: Exemplo e conteúdo

0
1042

IMG_2455

Entre os focos de debates e palestras de hoje do 9º Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece em Vitória, Espírito Santo, e reúne comunicadores católicos de quase todos os estados do país, podemos ressaltar três pontos fundamentais: a comunicação imidiática, a qualidade de conteúdo e comunicar com o exemplo.

Os trabalhos do dia foram abertos com a Santa Missa, presidida por Dom Darci Nicioli, CSsR, bispo referencial para a Comunicação da CNBB,  que celebrou Nossa Senhora do Carmo. Ele ressaltou a importância do exemplo de vida do comunicador, em primeiro lugar, e sua vivência eucarística e comunitária. “Estamos muito preocupados em postar, em fotografar, em receber curtidas, mas e o conteúdo de tudo isso? Devemos ir da transmissão para o testemunho. Eu comunico se estou partilhando aquilo que vivo. É isso que faz o Papa Francisco, por isso sua comunicação é autêntica e efetiva. Ele arrasta pelo seu testemunho. Nós não comunicamos uma ideologia, mas uma pessoa: Jesus Cristo”, disse dom Darci.

Dom Gebhard Fürst, da Conferência Episcopal da Alemanha, também destacou o exemplo do Papa Francisco, falando que ele faz parte de uma nova geração de papas, uma vez que seus antecessores utilizavam-se dos meios de comunicação para se fazerem ouvidos, e ele quer dialogar através deles. “Mas ele é criterioso, pois subordina sua mensagem nas redes sociais e meios de comunicação atuais à mensagem cristã. A exemplo dele, devemos preencher com vida e mensagem cristã esses meios”, disse o bispo alemão.

A Professora Elizabeth Barros partilhou seu conhecimento sobre uma forma de comunicar-se que dispensa a intermediação, a comunicação imidiática. Segundo ela esta comunicação se dá a todo momentos, em todos os locais de nosso convívio, e se confunde com o próprio ato de viver. Ela forma o sujeito e a subjetividade, influenciando a vida da humanidade. “Nosso desafio é comunicar produzindo redes fortes e éticas que promovam a vida humana e que a transforme cada vez para melhor”, ressaltou a professora.

IMG_2481Postar é fácil, declarou e desafiou o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Ele ressaltou que é preciso escutar e não só falar, entender quem está a nos ouvir, e comunicar com conhecimento; buscar o conhecimento, conhecer-nos, conhecer nossa história, nossos documentos eclesiásticos, postar com qualidade, trazer  promover a qualidade de informação nas redes sociais, e em todos os meios de comunicação. Abordar a cultura, a economia, a política, a arte. “Precisamos eleger o nível do conteúdo das redes. O que estamos postando?

Dom Leomar chamou a atenção também para uma religiosidade (religião a la carte) muito presente hoje nas redes sociais, onde se vive como se deseja e soluções mágicas para resolver os problemas, e espera-se de Deus uma resposta imediata e de acordo com os nossos desejos. “A vivência da religião em comunidade é essencial. Quando vivemos apenas em nosso universo de interesse como família, trabalho, nos fechamos e nos empobrecemos como ser humano”.

O bispo continua: “O problema não está nos meios, mas em nós mesmos. No esfriamento das relações pessoais, dos olhares. O evangelho é Deus conosco, e nós com o irmão. É olho no olho. As redes são boas, mas o agir nelas é que precisa ser aprimorado e fundamentado na história, no estudo e na busca pela qualidade. Seja real ou virtual, comunicação é relação”. E alertou ainda sobre o risco da frieza dos religiosos, padres e bispos, diante do sofrimento do povo. Sejamos sinais de uma cultura de proximidade, onde a ética é conseqüência”. E encerrou: “Deus pode curar um câncer mas a mudança de consciência precisa partir de nós, ele não força isso. Mudemos nossa consciência, deixemos Deus agir, e vamos nos surpreender!”.

Durante a tarde os mais de quinhentos participantes dividiram-se em grupos de trabalho.

Nesta sexta o evento recebe, entre os palestrantes, o jornalista Caco Barcelos.

Ana Paula Rodrigues Ferreira

Jornalista enviada do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

IMG_2464

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui