5 pontos para você visitar quando vier ao Santuário

0
53
Foto: Renata Aquino

O bairro Alto da Glória, em Curitiba (PR), costuma movimentar cerca de 30 mil pessoas, todas as quartas-feiras, por conta das novenas. Por este motivo, listamos cinco lugares que você não pode deixar de visitar quando vier ao Santuário.

 

1 – Santuário

O primeiro lugar, com certeza, é o próprio Santuário, que recebe o maior número de devotos da Mãe do Perpétuo Socorro no Brasil. Sua construção arrojada ostenta uma cúpula de 30 metros de diâmetro e uma estrutura que permite a visualização do altar de todos os lados, já que não possui colunas. Inaugurado em 1969, o Santuário é uma das principais e mais tradicionais referências da Igreja Católica, em Curitiba. Afinal, além dos 17 horários de novenas nas quartas-feiras, o espaço também oferece muitas oportunidades para confissão e aconselhamento, além dos 27 horários de missas semanais.

Foto: Renata Aquino

2 – Capela da Misericórdia

Localizada dentro do Santuário, mais ao fundo, temos a Capela da Misericórdia. O espaço já existia como “espera” para as confissões, mais foi repensado e reinaugurado como capela, em março de 2015. Os confessionários e salas para aconselhamento e escuta também estão localizados nesta parte. Assim, tanto antes como depois do atendimento, os fiéis podem fazer seu momento de oração neste local mais apropriado. Por ser um espaço pequeno e acolhedor, também é utilizado por pequenos grupos para vigílias e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Foto: Renata Aquino

3 – Lojinha e velário

Ao lado do Santuário, encostado no Cemitério Luterano, há a lojinha e o velário, seguido das lanchonetes e dos banheiros. A loja é administrada pela congregação dos padres redentoristas e possui livros católicos, bíblias, terços e uma variedade de artigos religiosos, inclusive produtos personalizados de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Se você deseja acender vela a um familiar que partiu ou por outra intenção especial, também pode adquiri-la na lojinha e ir até o velário.

Foto: Andréa Bonatto

4 – Bazar

O bazar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está localizado na Rua Ivo Leão, 220, local onde ficava a antiga sede da Rádio RB2. Ali vendem-se peças novas e seminovas de roupas, calçados, brinquedos, eletrônicos, bijuterias, etc. A iniciativa é uma parceria entre o Santuário e as Irmãs Beneditinas da Divina Providência, com a finalidade de ajudar as obras sociais de ambas as frentes. Os produtos vendidos são arrecadados por meio de doações, que podem ser feitas no próprio bazar, na secretaria do Santuário ou no Centro Redentorista Santo Afonso. O bazar abre somente às quartas-feiras, das 8h às 17h e conta com o trabalho de voluntários para o atendimento. Vale a pena visitar e aproveitar para fazer umas comprinhas, pois tem itens ótimos por um preço acessível.

Foto: Irmã Gabriela

5 – Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA)

Inaugurado em abril de 2018, o CRSA é o espaço onde se realizam cursos, palestras, retiros, reuniões de pastorais, eventos, atendimentos jurídicos, de psicologia, fonoaudiologia, entre outras atividades. O prédio de três andares, localizado na Rua Ubaldino do Amaral, 204, foi construído graças a adesão dos fiéis. No entanto, ainda está em fase de conclusão e acabamentos, e precisa de equipamentos, móveis e outras benfeitorias para melhorar seu atendimento. O local fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h e aos sábados, das 08h às 12h.

Foto: Eduardo Sakaguti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui