Sobre o Santuário

Santuário NSPS Curitiba (14)

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

No colo da Mãe

 

O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das principais e mais tradicionais referências da Igreja Católica de Curitiba e Região Metropolitana, reunindo também fiéis e devotos de municípios do interior do Paraná e de outros estados. O templo católico ganhou notoriedade com as Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizadas todas as quartas-feiras.

As novenas se iniciaram em 1960 na Capela Nossa Senhora da Glória – Avenida João Gualberto – com a chegada dos Missionários Redentoristas a Curitiba. Mas a grande procura da devoção motivou a construção de uma igreja maior (de 1965 a 1969). Com a inauguração do Santuário, em 1969, as celebrações passaram então a ser realizadas na Praça Portugal, bairro Alto da Glória. Em 2014 comemoramos 54 anos de Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba.

As novenas rapidamente se propagaram entre os curitibanos e a população da Região Metropolitana, passando em seguida a diversos municípios do Paraná. Hoje a Novena pode ser considerada patrimônio cultural de Curitiba, atraindo todos os anos ao Santuário aproximadamente 2 milhões de pessoas. Além do Santuário, estima-se que apenas em Curitiba e Região Metropolitana, toda a quarta-feira, celebra-se a Novena em mais de 150 pontos diferentes entre paróquias, capelas, hospitais, asilos, etc., sendo esta a devoção mais conhecida da capital paranaense.

Atualmente são realizadas 17 novenas a cada quarta-feira – das 6 às 22 horas, de hora em hora, sendo três delas com a Santa Missa (7, 12 e 21 horas). Somente nesse dia, aproximadamente 35 mil pessoas passam pelo Santuário. Na quinta-feira, durante as três Missas do Santíssimo (9, 15 e 19h30), que começaram a ser realizadas no final de 2004, são mais 7 mil pessoas passando pela Igreja. Assim, hoje já são mais de 150 mil pessoas por mês que participam das celebrações.

O Santuário está sob a coordenação dos missionários redentoristas, que expandiram o trabalho também para a internet, com o site www.perpetuosocorro.org.br, com a Rádio e TV Web Perpétuo Socorro, no mesmo endereço, pela Revista Perpétuo Socorro e pela TV aberta. O atendimento e acolhimento às pessoas que procuram o Santuário é prioridade. Toda quarta-feira, o dia todo, e meia hora antes de todas as missas, padres atendem confissões e aconselhamentos.